Limeira terá sistema de notificação e georreferenciamento do coronavírus
28 de abril de 2020O grupo técnico de vigilância e assistência em saúde contra a pandemia do coronavírus (Covid-19) em Limeira se reuniu na manhã desta segunda-feira (27) para tratar da evolução da doença no município e das ações tomadas até então. O prefeito Mario Botion coordenou o encontro, que teve a participação do secretário de Saúde, Vitor Santos, do secretário de Comunicação Social, Antonio Peres, do diretor de Vigilância em Saúde, Alexandre Ferrari, e do corpo técnico dos hospitais públicos e privados de Limeira.
Na ocasião, os membros do grupo debateram sobre a gestão da Unidade de Referência do Coronavírus (URC), com um balanço dos atendimentos realizados até então e a discussão sobre a preparação para os atendimentos futuros. A ideia é que esse trabalho seja realizado da forma mais célere e eficiente possível.
Outro assunto discutido durante a reunião foi um sistema municipal de notificação e georreferenciamento de suspeitos e confirmados de coronavírus, criado pelo Departamento de Tecnologia de Informação da Prefeitura de Limeira. A plataforma é semelhante ao sistema de notificações de casos de dengue e é exclusiva para os profissionais de saúde, como médicos e enfermeiros dos hospitais, consultórios particulares e laboratórios.
De acordo com o diretor de Vigilância em Saúde, o novo sistema online vai facilitar o envio de informações da doença, já que os casos suspeitos e confirmados serão notificados em tempo real. “Dessa forma, será possível georreferenciar e ter relatórios sobre o perfil das pessoas que venham a ser contaminadas em Limeira”, destacou Ferrari. A previsão é que o sistema já comece a funcionar nesta quarta-feira (29).