Alunos de Artes Plásticas trabalham expressão, observação e criatividade em cursos gratuitos
13 de abril de 2023A Escola Municipal de Cultura e Artes “Maestro Mário Tintori” (Emcea) oferece, atualmente, cursos diversificados na modalidade de Artes Plásticas, ministrados pelos professores Gilio Mialichi, Lea Moraes e Sandra Regina Saura. Ao ensinar os princípios artísticos, os professores utilizam métodos que facilitam o aprendizado tanto aos iniciantes quanto aos já experientes na área. Os cursos são oferecidos gratuitamente para comunidade limeirense, pela Prefeitura de Limeira, por meio da Secretaria de Cultura.
O formato das aulas do artista Gilio Mialichi se baseia na observação de imagens. Nelas, os alunos podem escolher fotografias que desejam transferir para a pintura e o professor os auxilia, trabalhando individualmente. “Eu gosto de usar a tentativa, a observação, o erro e o acerto. Deixo o aluno livre, oferecendo as técnicas e os conceitos”, explicou Mialichi. Uma de suas alunas, Giovana Berbert, disse que o curso é terapêutico e que é bom ter a liberdade para errar e, então, aprender. Outra aluna, Valéria Espinhara, também elogiou as aulas: “Eu adoro o curso. O Gilio é um ótimo professor, sabe passar as técnicas e nos deixa livres para pintarmos o que gostamos”.
Nas aulas da professora Lea Moraes, o foco é a expressão de cada um de seus alunos, direcionando-os para a pintura ou apenas desenho. “Busco entender a linguagem artística de cada aluno e depois eles podem escolher várias técnicas para desenvolverem; como aquarela, óleo ou desenho”, ela contou. “Quando aprendemos arte, pode acontecer de não nos sentirmos bom o suficiente para fazer e mostrar o trabalho, e aqui é um espaço libertador, a mediação da professora é muito boa e poder compartilhar com os colegas é muito legal”, disse Ana Carolina dos Santos Souza, uma das alunas de Lea, que também relatou o interesse em poder compartilhar experiências com a turma, melhorando, assim, a produtividade.
Já a professora Sandra Regina Saura ensina crochê e artesanato com EVA, apresentando suas vertentes em um processo lento e atencioso para que seus alunos não fiquem confusos. “Eu ensino os pontos básicos do crochê e depois vamos evoluindo. Já fizemos bolsas, tapetes e outras coisas”, declarou a artista. Avera Ilda Machado, aluna de Sandra, comentou que leva os aprendizados para casa ao ir treinando o crochê. “Adoro as aulas. A professora é maravilhosa, muito paciente e dedicada”, expressou.
Todos os cursos buscam treinar a criatividade dos participantes e dão liberdade aos alunos em suas criações artísticas, explorando as mais diversas expressões e estimulando reflexões sobre o mundo. Os cursos integram o Departamento de Formação para as Artes da Secretaria de Cultura. As inscrições acontecem nos meses de dezembro e janeiro de cada ano.