Provas de atletismo abrem Jogos Escolares 2023
15 de agosto de 2023As competições dos Jogos Escolares 2023 começaram nesta terça-feira (15), pela modalidade de atletismo, na categoria Sub-17, masculino e feminino. As provas foram realizadas na pista do Sesi e incluíram: corrida (100, 400, 1.000, 1.500 metros rasos e revezamento 4 x 100), salto em distância, salto em altura e arremesso de peso. Participaram das provas, alunos de escolas públicas e privadas. Os estudantes receberam apoio especial do atleta símbolo de Limeira, José Carlos da Silva, o Fumaça, que comandou as largadas das provas de corrida.
A movimentação da torcida era intensa na arquibancada, com os tradicionais “gritos de guerra”. Familiares e professores dos atletas acompanharam de perto as provas. Kátia de Nadai, professora de Educação Física da Escola Estadual Prof. Antonio Perches Lordello, falou sobre o potencial dos jogos para o desenvolvimento integral dos participantes. “Os jogos despertam o sentimento de pertencimento do aluno em relação a sua escola, pois ele chega para a competição vestindo a camisa da sua escola”, ressaltou. “Os atletas buscam a própria superação, o que é muito importante para nós, seres humanos”, completou.
João Paulo Costa de Oliveira, aluno de Kátia, na EE Perches Lordello, disse que interessou-se pelo atletismo no ano passado, logo após participar dos Jogos Escolares. “Eu perdi a competição”, disse. A derrota, no entanto, serviu de estímulo para que ele iniciasse os treinos de corrida (200 metros rasos) no Sesi. Neste ano, ele participa dos 100 e 400 metros rasos, além do revezamento 4 x 100. “Se não fossem os Jogos Escolares, eu não teria vindo para o esporte”, ressaltou. O esporte mudou minha vida, é uma coisa que eu quero seguir”, finalizou.
As provas de atletismo seguem ao longo da semana, nas categorias Sub-15, Sub-13 e Sub-11, todas no Sesi. Neste ano, as competições contam com 55 escolas e mais de 7 mil alunos inscritos.